Organização e Gestão de Projectos / Cadeiras

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA

ARQUITECTURA

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE PROJECTOS

Miguel Torres Curado

I.              Objectivos

 

Considera-se como objectivo principal da disciplina de Organização e Gestão de Projectos a preparação dos alunos do 5º ano de Arquitectura para uma adequada coordenação e gestão dos projectos, desde a concepção até ao lançamento do processo de concurso, passando pela revisão do projecto e pela compatibilização entre os projectos de arquitectura e das várias especialidades complementares. Procura-se focar a necessidade de interligação dinâmica, sem roturas na informação, entre os vários intervenientes, arquitecto, dono de obra, projectista, equipa de revisão de projecto, como garantia da qualidade do produto final.

 Pretende-se transmitir que a adequada organização e gestão dos projectos contribui, decisivamente, para a melhoria da construção dos empreendimentos e, por conseguinte, para a melhoria da qualidade global, acompanhada sempre de uma significativa redução dos custos da obra e custos globais durante a vida útil dos empreendimentos. Nestes moldes, a gestão do projecto permite dar as respostas precisas às necessidades dos utentes e a uma melhor adequação às opções técnicas particulares de cada obra, nomeadamente nas questões de durabilidade e de uma maior facilidade na realização das acções de manutenção, durante a fase de utilização e exploração.

 II.           Metodologia

 Serão desenvolvidas as metodologias conducentes a uma adequada Organização e Gestão de Projecto com ligação a situações práticas como forma de preparar os alunos de Arquitectura para uma adequada coordenação e gestão do projecto, desde a concepção até ao lançamento do processo de concurso, passando pela revisão do projecto e compatibilização entre o projecto de arquitectura e as várias especialidades que o integram.

 Atendendo aos objectivos anteriormente definidos e ao carácter teórico-prático das aulas, será dada especial importância aos aspectos relacionados com a compatibilização do projecto de arquitectura com os projectos das especialidades (estabilidade, redes de abastecimento de água, gás e electricidade, comunicações, drenagem de águas pluviais e residuais, segurança e instalações especiais), através da análise de várias situações reais.

 III.        Programa

 1. Terminologia e definições

2. Competências e responsabilidades

3. Legislação aplicável

4. Fases e tipos de projecto

5. Planeamento das actividades de projecto

6. Custos de projecto e custos globais

7. Coordenação e revisão de projecto

8. Qualidade na construção

9. Segurança

8. Compatibilidade entre a arquitectura e as várias especialidades

 
IV.         Avaliação de Conhecimentos

1.            A avaliação durante o período lectivo será periódica e incluirá dois momentos de avaliação: um trabalho prático (grupo até 4 alunos) e uma frequência (prova individual escrita). A nota final resulta da ponderação dos instrumentos de avaliação anteriores através da seguinte fórmula:

Nota final (avaliação periódica) = 0.6 Nt + 0.4 Nf

Nt = A nota do trabalho prático;

Nf = A nota da frequência.

 

2.            Em tudo omisso, a avaliação de conhecimentos segue o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISCTE.

V.            Bibliografia Base*

Santo, F. - “Edifícios - Visão Integrada de Projectos e Obras - Manual de Consulta das diferentes Especialidades”, ISBN 972-98487-2-6, Ordem dos Engenheiros,  Lisboa 2002 

Normas Técnicas para Projectos de Edifícios de Habitação, 2ª Edição, ISBN 972-49-1648-0, LNEC, Lisboa, 1995. 

Brazão Farinha; Correia dos Reis, A, "Tabelas Técnicas", Edições Técnicas E.T.L., Lda, 1996 

Cabrita, R., Campos V. Organização de Projectos de Edifícios, Regras de Apresentação (versão provisória), LNEC, Lisboa, 1982 

Veiga da Cunha, L., Desenho Técnico, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1976 

Reis Cabrita, A.M. - “Regras para Elaboração de Projectos”, ITE6, LNEC, Lisboa 1974 

Barros, C. - “Gestão de Projectos”, Sílabo, Lisboa, 1994 

Lewis, James P. “Planificação, Programação e Controlo de Projectos”, CETOP, 1992 

Instruções para o Cálculo dos Honorários referentes aos Projectos de Obras Públicas 

Regulamento Geral das Edificações Urbanas 

Fonseca, M. Santos - “Curso sobre Regras de Medição na Construção”, 4ª Edição, ISBN 972-49-1739-8, LNEC, Lisboa, 1999 

* a ser complementada com a indicação de bibliografa específica durante as aulas